Ingredientes
(para os crepes - 10 unid. aprox.)
2 ovos
125gr. de farinha
250ml de leite magro
30gr. de manteiga derretida (ou 2 colheres de sopa de margarina liquida)
1 pitada de sal
(para o recheio)
170gr. de espinafres frescos
1 embalagem de queijo creme (160gr.)
1/2 chávena de miolo de noz picado
2 dentes de alho
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Noz moscada qb
(para finalizar)
200ml de molho bechamel (de preferência caseiro)
1 colher de sopa de polpa de tomate (ou tomate frito)
Queijo ralado qb
Preparação
(dos crepes)
Numa taça (usei um jarro para ser mais prático) mistura-se a farinha peneirada com o sal. Junta-se o leite e os ovos e mistura-se bem com uma vara de arames. Deixa-se repousar a massa no frio cerca de uma hora. Adiciona-se então a manteiga misturando novamente com a vara de arames.
Por fim cozinham-se os crepes deitando uma porção de massa numa frigideira (anti-aderente previamente untada com um pouco de azeite) e espalhando bem. Logo que as extremidades comecem a descolar da frigideira viram-se e cozinham-se mais um pouco do outro lado. Repete-se o processo até finalizar a massa.
(do recheio)
Leva-se ao lume uma frigideira larga com um pouco de azeite e os alhos laminados. Quando os alhos começarem a alourar adicionam-se os espinafres e salteiam-se até que reduzam o volume. Tempera-se com uma pitada de sal, pimenta e noz-moscada, envolve-se bem e retira-se do lume. Em seguida junta-se o queijo creme e as nozes picadas incorporando completamente com os espinafres. Deixa-se arrefecer um pouco antes de rechear os crepes.
(para finalizar)
Recheiam-se as folhas de crepes com uma porção do preparado, dobram-se as laterais e enrolam-se os crepes.
Mistura-se o molho bechamel com a polpa de tomate e verte-se cerca de 1/3 no fundo de um tabuleiro de pirex. Colocam-se os crepes recheados por cima, regam-se com o restante bechamel e polvilham-se com um pouco de queijo ralado. Vão ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 10 minutos apenas para que o bechamel e o queijo gratinem muito ligeiramente.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua colherada...