Ingredientes (2 / 3 doses)
1 posta de maruca
15 camarões grandes
120gr. de massa
1 cebola média
3 dentes de alho
75ml de tomate frito
50ml de polpa de tomate
75ml de vinho branco
750ml do caldo de peixe
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Noz moscada qb
Malagueta tipo chili (opcional)
1 molhinho de salsa e coentros frescos
Preparação
Leva-se um tacho com água ao lume e quando começar a ferver coloca-se o peixe e os camarões. Quando levantar novamente fervura desliga-se o lume e deixa-se repousar por 15 minutos.
Retira-se o peixe e os camarões da água, deixa-se arrefecer um pouco. Descascam-se os camarões e retira-se a pele e as espinhas do peixe. Colocam-se novamente na água que cozeu o peixe e cozinham-se por mais 10 minutos. Coa-se essa água e reserva-se.
Num tacho com um fundo grosso (preferência barro ou ferro fundido) coloca-se um pouco de azeite, a cebola picada e o alho fatiado. Deixa-se alourar um pouco e junta-se o tomate frito, a polpa de tomate e o vinho branco. Tempera-se com um pouco de sal (atenção que a água onde o peixe cozeu já tem sal), pimenta e noz moscada. Cozinha-se porm10 minutos ligeiramente destapado.
Ao fim desse tempo adiciona-se cerca de 250ml do caldo de peixe, tritura-se tudo com a varinha mágica e em seguida juntam-se os restantes 500ml de caldo de peixe (pode juntar-se tudo de uma vez mas assim salpica menos ao triturar).
Junta-se então a massa e quando faltarem cerca de 2 minutos para estar cozinhada adiciona-se o peixe em lascas e o camarão. Caso se utilize malagueta junta-se também nesta altura (em fatias fininhas).
Quando a massa estiver cozinhada retira-se o tacho do lume, junta-se a salsa e os coentros finamente picados e deixa-se repousar cerca de 10 minutos antes de servir.
NOTA
Esta é uma receita da Clara de Sousa ligeiramente adaptada em termos de quantidades e de processo de cozedura.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua colherada...