sexta-feira, janeiro 24, 2020

Arroz de lingueirão (Razor clam rice)



Ingredientes (3 / 4 doses)
1/2kg de lingueirão
1 chávena de arroz (usei vaporizado)
1 cebola média
2 dentes de alho
1 tomate médio
1 tira de pimento vermelho
1 tira de pimento amarelo
1dl de vinho branco
1 malagueta (opcional)
1 molhinho de coentros frescos
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Coloca-se o lingueirão de molho em água e sal por 2 a 3 horas para limpar. Ao fim desse tempo escorre-se e coloca-se num tacho com água a ferver temperada com sal. Deixa-se cozinhar 2 a 3 minutos. Coa-se a água e reserva-se. Descascam-se os lingueirões, cortam-se em pedaços retirando a bolsa onde se acumula a areia. Passam-se por água corrente e colocam-se numa taça com um pouco da água que se reservou da cozedura.
Finalmente passa-se ao arroz propriamente dito.
Num tacho com um pouco de azeite coloca-se a malagueta inteira bem como a cebola, o alho e os coentros picados miudinhos. Quando começarem a alourar juntam-se os pimentos e o tomate em cubinhos. Deixa-se refogar ligeiramente, rega-se com o vinho branco e deixa-se ferver para evaporar o álcool. Em seguida junta-se o arroz, envolve-se bem no refogado. Adiciona-se então a água que se reservou da cozedura do lingueirão (o dobro da medida do arroz). Cozinha-se em lume brando até o arroz estar cozinhado e "malandrinho" (se necessário acrescenta-se mais um pouco da água reservada).
Por fim junta-se o lingueirão cortado, envolve-se bem e rectifica-se o sal se necessário. Retira-se do lume, polvilha-se com mais coentros frescos picados e serve-se de imediato.






Agora também no Facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...